Inaugurado no passado mês de Setembro, o hotel vínico da Quinta do Paral é o “lugar para se desacelerar, viver o momento”, pois é “na simplicidade e nos pequenos detalhes que se sente o verdadeiro luxo”. Estas são palavras de Sofia Moreira, diretora da unidade.
Único na localização, no nível de qualidade e na oferta de “quiet luxury”, o The Wine Hotel resulta de uma ideia da família Morszeck, de origem alemã, fundadora da marca Rimowa (entretanto vendida à Louis Vuitton) e da Junker Aircraft.
Foi em 2017 que encontraram o luxo da calma da Vidigueira, Alentejo, a “Toscana Portuguesa”, onde adquiriram uma propriedade para produção de vinhos e de azeite. No âmbito vinícola, a adega é hoje responsável por 16 referências.
A histórica casa senhorial do século XIX foi cuidadosamente recuperada, tal como alguns antigos pavilhões agrícolas que viriam a dar lugar a diversas zonas do hotel, cujo mote é “a nossa terra, a nossa alma”. No total, esta unidade hoteleira disponibiliza 22 quartos e 3 espaços dedicados à gastronomia, tal como piscina "infinita", ginásio, sala de congressos e eventos.
Os proprietários tiveram sempre como preocupação o respeito pela identidade, história, tradições locais e pela sustentabilidade ambiental. O enólogo Luis Morgado Leão e o chef José Júlio Vintém são dois dos guardiões desse património.
Além dos vinhos, no restaurante do hotel os protagonistas são os ingredientes locais, biológicos e da época. A gastronomia alentejana apresenta-se modernizada, sofisticada, em fusão com as cozinhas do mundo, para corresponder às exigências do público desta unidade hoteleira.
Nem só o luxo da tranquilidade alentejana atrai visitantes à Quinta do Paral. O luxo está também em importantes detalhes, como o serviço de transfer em avião privado do hotel, a partir do Aeroporto de Beja, um serviço exclusivo único na Europa! Mordomo, jantares privado com chef, workshops de cozinha, provas de vinhos, passeios equestres, etc., são outras das ofertas disponibilizadas aos hóspedes.
Atualmente o The Wine Hotel faz parte da rede Leading Hotels of the World.
As zonas de cozinha (preparação, confeção, copa, pastelaria e padaria), bar, economato, instalações frigoríficas e garrafeiras foram as áreas objeto da intervenção da FN hotelaria. Da sala do restaurante é possível espreitar o trabalho da equipa de cozinha que rodeia um bloco de confeção desenhado pela FN hotelaria e produzido em Itália pela Marrone.