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A FN hotelaria participou nas I Jornadas da Sustentabilidade

institucional 26 Setembro 2024

A 25 de setembro assinala-se o Dia Nacional da Sustentabilidade, data que coincide com a apresentação, em 2015, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Por esse motivo, foi a data escolhida para a primeira edição das Jornadas Regionais da Sustentabilidade, uma iniciativa do Grace – Empresas Responsáveis.

Diversas perspetivas e abordagens ao tema foram objeto de análise pelos oradores dos diversos painéis: Environment (Ambiente), Social e Governance (Governança).

A FN hotelaria é um dos membros do Cluster Madeira do Grace – Empresas Responsáveis, uma associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade.

Foi neste sentido que a FN hotelaria esteve representada no evento pela Dra. Ana Melim, Diretora de Serviços Partilhados, que levou ao painel Social o caso da FN hotelaria neste âmbito da Sustentabilidade.

Recordou que a FN hotelaria sempre procurou pautar a sua atuação pela qualidade, diferenciação e responsabilidade a todos os níveis:

• A empresa posiciona-se como “criadora de soluções” adequadas às necessidades de cada cliente. Isto significa que, no plano interno, é crucial promover uma cultura de valorização da componente humana da organização. Ou seja, na FN hotelaria reconhecemos a importância da elevada qualificação e da experiência profissional dos colaboradores para o funcionamento eficiente e produtivo da empresa.
Procuramos valorizar a competência, a qualidade técnica e o profissionalismo da equipa, pois são os nossos colaboradores que permitem à FN hotelaria atuar e ser competitiva em qualquer mercado. São também eles quem sustenta e valoriza a confiança que os clientes depositam na empresa.
Na FN hotelaria existe, por isso, uma política de formação contínua dos colaboradores e uma busca sistemática por oportunidades de melhoria de processos, inovação de práticas de gestão e produção.

• Contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos nossos colaboradores é uma das nossas grandes preocupações. Por esse motivo, implementámos um conjunto de medidas como por exemplo:
- a flexibilidade de horário, que permite a mais fácil conciliação entre vida profissional e a pessoal/familiar, ou mesmo a redução de horário à sexta-feira;
- o teletrabalho, que permite aos colaboradores, cujas funções o permitem, exercerem a sua atividade à distância, por preferência pessoal ou com o objetivo de reduzir o cansaço associado às viagens para a empresa, poupar em deslocações, dedicar-se a outras atividades pelas quais tenham interesse, mas também como forma de aumentar o tempo de descanso e lazer;
- o dia de aniversário como dia de folga;
- o seguro de saúde, que representa uma ajuda monetária considerável no acesso a cuidados de saúde do colaborador e familiares diretos;
- entre outros aspetos.

• Procuramos promover uma cultura de valorização da componente humana e de transparência nas relações entre as pessoas e a organização aos mais diversos níveis.

• Desde o primeiro dia, é política da FN hotelaria manter os seus colaboradores: seja através da motivação ao nível de condições de trabalho, da possibilidade de crescimento profissional, do investimento em formação, e dos próprios salários e benefícios, da requalificação, da valorização do conhecimento e da experiência ou do seu envolvimento e contributo em diversas questões da atividade da empresa.
Um dos valores que a nossa equipa mais valoriza é a segurança e a estabilidade. A FN hotelaria procura, assim, estabelecer com os seus colaboradores “parcerias para a vida”.

Também desde cedo, os nossos fundadores tiveram consciência do papel da empresa na comunidade em termos de criação de empregos, de capacitação de novos profissionais para o setor, de contribuição para algum desenvolvimento da sua região. Exercer toda esta responsabilidade da melhor forma possível sempre foi uma preocupação.

• A nível externo, portanto, passámos pela fase da filantropia pontual, através da atribuição de donativos para várias causas sociais de forma passiva, seja através de donativos monetários propriamente ditos ou através da doação de equipamentos hoteleiros, equipamentos informáticos, ou outros, a algumas instituições que têm um papel muito relevante na nossa comunidade e junto dos nossos cidadãos.

• De forma mais ativa, alguns donativos também têm sido atribuídos a projetos ou causas que se enquadram mais no nosso âmbito de atuação.

Mas gostamos de estar atentos às iniciativas que vão surgindo e que queremos reconhecer e premiar pelo exemplo que dão à sociedade. E mantemo-nos também atentos às causas para as quais podemos contribuir de alguma forma. Conhecer as necessidades mais de perto ajuda-nos a perceber muitas vezes que frequentemente uma pequena ação para nós poderá fazer uma diferença gigante na vida de alguém ou na atividade de alguma instituição. Sim, porque os profissionais das instituições também merecem o nosso reconhecimento e aplauso.

Relativamente à atuação da FN hotelaria, tivemos oportunidade de levar a cabo diversas ações, das quais destacamos algumas de seguida.

• O percurso da FN hotelaria tem sido feito lado a lado com o da gastronomia e da evolução social e profissional dos Chefs de cozinha e a imaginação, sensibilidade e criatividade que colocam no seu trabalho sempre constituíram uma fonte de inspiração para a evolução do serviço que prestamos.
Foi neste sentido que, em 2016, em colaboração com o Grupo Cardoso, fizemos uma homenagem e agradecimento aos profissionais de cozinha e à Gastronomia, na pessoa do Chef. Foi inaugurada uma pintura mural da autoria da artista plástica Bárbara Gil que visa homenagear o Chef de cozinha, retratando-o no seu momento de pausa, e que ocupa uma parede exterior do hotel Baía Azul.
No âmbito da política de responsabilidade social da FN hotelaria, quisemos prestar um tributo à gastronomia e aos seus profissionais, associando diversas dimensões: gastronomia, arte, cultura e comunidade.

• Em 2018, uma iniciativa da FN hotelaria, Diário de Notícias Madeira e Câmara Municipal do Funchal levou um grupo de idosos a viajar de avião pela primeira vez. Esta iniciativa solidária, que muito nos marcou, consistiu em concretizar o sonho deste grupo de pessoas. 10 idosos do Centro Comunitário do Funchal, Ginásio de São Martinho e Ginásio de Santo António tiveram, desta forma, oportunidade de visitar a cidade de Lisboa. Pretendemos aprofundar, deste modo, a relação com a comunidade local, também no âmbito da nossa responsabilidade social empresarial.

• Já em 2021, participámos numa iniciativa do Cluster GRACE-Madeira, que consistiu em apoiar o acesso à educação técnica, profissional e superior de crianças e jovens carenciados. O “Famílias GRACE-Madeira” resulta da consciencialização para o impacto da colaboração interempresarial e da economia social na comunidade. 
A iniciativa procurava “prestar apoio a famílias carenciadas identificadas com crianças e jovens que evidenciem motivação, empenho e capacidade para prosseguirem os seus estudos, de modo a proporcionar-lhes igualdade de oportunidades no acesso à educação técnica, profissional e superior de qualidade, promotoras da sua entrada no mercado de trabalho como cidadãos realizados e úteis para a sociedade” (Grace). A Associação Onda Solidária e a Presença Feminina – Associação de Apoio à Mulher eram parceiros do GRACE neste objetivo.

No plano do relacionamento com fornecedores, o nosso sistema de gestão da qualidade prevê um conjunto de requisitos e critérios de avaliação do seu desempenho que engloba as boas práticas, nomeadamente o cumprimento de normas ambientais, o uso de materiais mais sustentáveis e a adoção de práticas éticas na sua atividade.

Também, todos os dias, procuramos propor aos nossos clientes soluções mais amigas do ambiente e com maior eficiência energética, que permitam poupanças consideráveis. Procuramos sensibilizar os clientes para a importância de optarem por equipamentos mais amigos do ambiente.

Mas também faz parte do nosso papel continuar a implementar práticas mais sustentáveis na nossa atividade, seja através da correta eliminação de resíduos, da utilização de produtos e materiais em conformidade com as regulamentações ambientais em vigor, da introdução de viaturas elétricas na frota da empresa (já cerca de uma dezena) ou da utilização de energia elétrica produzida através de fontes sustentáveis.
É neste âmbito que estamos neste momento a dotar o edifício sede da FN hotelaria de um significativo conjunto de painéis fotovoltaicos, que nos vão permitir aproveitar esta energia renovável, ao mesmo tempo que vão possibilitar consideráveis poupanças.
Estas são preocupações que sempre fizeram parte dos valores e cultura da marca e que tentamos ter cada vez mais presentes nas nossas práticas, enquanto responsabilidade ambiental de uma empresa que é também fornecedora e instaladora destas soluções.

Além da questão ambiental, voltamos novamente ao nosso foco: os profissionais. É por isso que tentamos sempre sensibilizar os nossos clientes para dotarem os seus estabelecimentos de materiais e condições para melhorar a segurança, a higiene e a funcionalidade dos espaços.

Melhorar a interação humana com as cozinhas e reduzir consumos de energia e água e os custos operacionais são, aliás, dois dos principais objetivos do nosso projeto ‘Cozinha Industrial do Futuro’, que se foca precisamente nestas questões e na sua combinação com a tecnologia, nomeadamente a Internet das Coisas (IoT) e as tecnologias inteligentes ativas. O projeto tem como parceiros o MITI, a Universidade da Madeira e o Instituto Técnico de Lisboa.

Temos plena consciência do muito mais que haverá por fazer, mas pensamos que é através de pequenos passos e do contributo de todos que conseguimos fazer mais e fazer diferente, de forma a que as nossas ações possam realmente ter algum impacto social e a sermos merecedores do título de empresa responsável.

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