Acabámos de chegar da HIP Madrid (Hospitality Innovation Planet – Horeca Professional Expo), um evento focado na inovação na indústria hoteleira, que decorreu em Madrid, de 10 a 12 de março.
Dos produtos, às ideias e às estratégias, as empresas do setor do alojamento e da restauração encontram aqui um manancial de opções para potenciarem os seus negócios.
Esta edição da feira reuniu 50.000 profissionais e 800 expositores que apresentaram as mais recentes inovações e soluções para a indústria hoteleira. Teve ainda lugar o Congresso “Hospitality 4.0”, o maior fórum de inovação dedicado ao setor Horeca, com 700 oradores internacionais de elevado prestígio e experiência, desde CEOs, consultores e formadores, a chefes de cozinha, entre muitos outros.
A FCSI EAME (Food Service Consultants Society International para o mercado Europa, África e Médio Oriente) esteve presente na feira e, no seu espaço de exposição, organizou o “Smart Kitchen Summit”, para o qual convidou diversos oradores.
A FN hotelaria, enquanto membro efetivo da FCSI, a maior associação mundial de consultores e projetistas de cozinhas industriais, foi convidada a fazer parte desta iniciativa. João Abel de Freitas, Diretor da Unidade de Negócio Equipamentos Hoteleiros da FN hotelaria, fez parte do painel que debateu as oportunidades e os desafios atuais na indústria hoteleira.
Foram abordadas as mais recentes tendências nos diversos mercados internacionais, mas a iniciativa da FCSI EAME deu voz a outros temas, tais como:
- o futuro do setor foodservice: tendências e desafios incontornáveis;
- a otimização e eficiência na restauração: os pilares da rentabilidade;
- a gestão da mudança na hotelaria: antecipar a mudança, atenuar riscos e maximizar a eficiência;
- a redefinição do futuro da gastronomia.