Os artistas principais são os ingredientes, a equipa ocupa os bastidores, o menu é o guião do espetáculo e, se quiser fazer uma reserva, dirija-se à bilheteira.
Este é o conceito criado por Marco Almeida e Ana Vinagre para o seu restaurante em Coimbra: a cozinha como espetáculo. Chama-se O Palco e coloca sob os holofotes produtos e produtores locais.
Uma grande dose de curiosidade, a vontade de aprender e a intenção de dar palco a produtos sazonais e produtores da região estão na base da criação da proposta deste restaurante. Produtos pouco conhecidos, pouco utilizados ou menos nobres ganham força através da arte, da criatividade e da inovação.
Prova disso mesmo é a referência, no menu, aos fornecedores dos ingredientes de cada prato e à distância a que se situam relativamente ao restaurante, o qual se define como “restaurante km 0” para acentuar essa relação de proximidade com os produtores.
Além do serviço no local, este restaurante proporciona também ao seu público um espetáculo ao domicílio através do serviço de catering personalizado.
O chef Marco Almeida descreve o seu trabalho como uma cozinha de autor “simples, de sabor, que tem como base o produto”, sempre pontuada pelas memórias pessoais e familiares.
O Palco abriu em 2022 e, em 2024, passou a integrar a lista de restaurantes recomendados pelo Guia Michelin.
A cozinha é aberta e os clientes têm lugar na primeira fila.
A FN hotelaria foi a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, fornecimento e instalação dos equipamentos hoteleiros que equipam a cozinha (preparação, confeção e copa), na qual se destaca o bloco de confeção da marca italiana Baron, bem como dos equipamentos para o bar e o economato.