Gastronomia de excelência. Espaço excecional. Uma cozinha que é "um autêntico Ferrari [...] totalmente personalizado". Estas são palavras do chef Filipe Carvalho em entrevista ao jornal Observador, em 2018, a propósito da abertura do restaurante Fifty Seconds by Martin Berasategui, que ainda hoje nos enchem de orgulho!!!
50 segundos separam-nos da melhor vista da capital, os mesmos 50 segundos que demora a subida de 120 metros até ao topo da Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações em Lisboa, e que estão na origem do nome do restaurante.
Sob a batuta do chef basco Martin Berasategui, o Fifty Seconds é comandado por uma equipa portuguesa liderada pelo chef Filipe Carvalho. Neste espaço de fine dining, um dos mais luxuosos da capital, os pratos sucedem-se numa espécie de coreografia de momentos inesperados e surpreendentes para o cliente.
Martin Berasategui tem mais de 40 anos de carreira e conta com 12 estrelas Michelin no currículo, uma das quais conquistada logo em 2019 para o Fifty Seconds. Além de Portugal e Espanha, tem restaurantes no México e na República Dominicana, locais cuja identidade é refletida na oferta gastronómica.
Que a vista do restaurante seja inesquecível, já o dissemos, mas que ela se prolongue até à cozinha é algo nunca visto!
O bloco de confeção italiano Marrone, «um autêntico Ferrari» como afirma o chef Filipe Carvalho, foi concebido, fornecido e instalado pela FN hotelaria, tal como os restantes equipamentos da cozinha (zonas de preparação, confeção, pastelaria e copa), bar, câmaras frigoríficas e economato.
No programa “Mesa Portuguesa” da RTP1, o chef Filipe Carvalho conduz-nos numa visita guiada pelo Fifty Seconds. No episódio de 29.05.2021 são revelados os bastidores do estrelado restaurante e as tradições e herança familiar que marcam o percurso do chef.